sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

MODALIDADES E COMPOSIÇÃO DE COREOGRAFIAS - REGULAMENTOS - Parte 3

MODALIDADES DANÇA ÁRABE FOLCLÓRICA ( continuação)


10. Meleah Laff

Ritmo: Malfouf.
Traje: Borrka ( véu tricotado para o rosto), melea Laff ( véu grande e preto enrolado no corpo), vestido curto e justo, tiara na cabeça e sapato (opcional).
Movimentação: Será levada em conta a representação do cotidiano portuário egípcio de Alexandria, a graciosidade e o trabalho com o Meleah.


Fotógrafo: Livaldo




11. Pandeiro
É considerado o material feito de madeira e sem enfeites ( fitas, por exemplo). Este instrumento é usado para marcar o ritmo da música.

Ritmo: Falahi, Laff ou Malfuf, Maksum, Said, Hagallah e Sambra.
Traje: traje folclórico, com preferência em vestido Gawazee, ou traje na linha Andaluz, porém pode-se abusar de medalhas, lenços e faixas no pescoço, braços, tornozelos e quadril. O uso de sapatos é proibido.
Movimentação: Exige muita movimentação, dinamismo, deslocamentos, onde o pandeiro deve acompanhar a evolução do corpo. Os passos e deslocamentos devem ser constantes com raros momentos de estagnação e a interpretação voltada á exteriorização de emoções; espontaneidade e simplicidade.
Combinações aceitas entre acessórios e realizadas em grupo:
  • pandeiro + snujs
  • pandeiro + lenço beduíno





12. Ra'as El Assaia ( Dança do Bastão Feminino)
Ritmo: Said
Traje: Folclórico tradicional ou moderno, com pés descalços e cabelo coberto. Coreografias mais modernas podem ser com vestidos ricamente bordados com uso de salto alto. Não é permitido deixar o ventre descoberto.
Movimentação: Deve-se demonstrar força, beleza e sensualidade, onde o bastão deve acompanhar em harmonia os movimentos corporais. Serão analisados os movimentos técnicos do bastão (habilidade e velocidade) e os movimentos corporais mais rígidos, batidos e com associação de leves pulinhos.

Fotógrafo: Livaldo



13 Ra’as El Nasha’ar (Khaleege)

Ritmo: Soud ou Saudita e Ayubi.
Traje feminino: Tobe al Nashar (túnica transparente, ricamente bordada) colocado por cima de um traje tradicional ou moderno. Os cabelos devem estar soltos.
Movimentação: Caracterizada pelo uso de uma bata, pelo balançar intenso dos cabelos e movimentação dos pés em pulsação contínua, porém com marcação no quadril, possui também uma grande movimentação dos ombros e pulsos. Todos os movimentos são suaves e lentos. A dificuldade é incorporar os trejeitos típicos de charmes.
Fotógrafo: Livaldo



14 Raks al Balaas (Jarro)
Conhecida também como dança do Nilo ou Dança da Samaritana, possui duas versões para explicar sua origem, uma relacionada à cerimônia ritualística religiosa e outra representaria a vida do povo do deserto.

Ritmo: Folclórica alegre, Said ou Falahi
Traje: Folclórico Tradicional ou Moderno, com preferência no tradicional, com chador e com o cabelo coberto.
Movimentação: Interpretativa ritual ou cotidiana na busca pela água, caracterizada também pelo equilíbrio do jarro. Deve-se ter habilidade, equilíbrio e expressão facial.






15 Raks al Senniyya
Originário no Marrocos e conhecido também por a dança do Chá, é uma dança tradicional praticada por pessoas de ambos os sexos.

Traje: Folclórico
Movimentação: Exige equilibrio e destreza para equilibrar as bandejas na cabeça enquanto dançam.


Foto:Aziza Gizeh





16 Shamadan (Candelabro)

Ritmo: Zaffa ou versão lenta do Malfuf.
Traje: Folclórico Tradicional ou Folclórico Moderno.O uso de salto é opcional.
Movimentação: Exige equilíbrio, destreza, habilidade e delicadeza nos movimentos.










17 Taças
Ritmo: Não há ritmo específico, porém a música deve ser lenta.
Traje: Tradicional ou Moderno. O uso de salto é opcional.
Movimentação: Exige equilíbrio, destreza, habilidade e delicadeza nos movimentos.




Fotógrafo: Livaldo



18 Zaar
Zaar, ou Dança do Exorcismo, do Sudão 1820.

Ritmo: Ayubi ou Zaar
Traje: Tipico do Zaar.
Movimentação: Não deve ser ritualístico.







Fonte: LIBRAF (Liga Brasileira de Aeróbica e Fitness)
www.casbahdance.org


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