quarta-feira, 3 de julho de 2013

Workshop - Amr Abd Alla


Mais um grande evento idealizado e realizado pela professora e divulgadora de danças árabes em Belém.  
Com o Workshop do bailarino Egípcio Amr Abd Alla.


Workshop 
Temas abordados :Hagalla , Said , Said duplo , Cultura e Rotina Egípcia.





Said e Said Duplo

Dança folclórica originária do Egito, também conhecida como dança do bastão ou da bengala. Dançada em grupo usa-se o bastão e em dança solo usa-se a bengala.

Ritmo:  Saidi. Deve-se estudar o ritmo e ouvir músicas bem selecionadas. Segundo Khaled Emam “O saidi leva este nome em referencia a região ( Al Said ) no sul do Egito e traduzindo a palavra Said , muitas confundam por causa das diferença na idioma, muitos conhecem como Alegre ou feliz, mas não é assim, no Árabe existe duas letras uma se chama ( Sin - س) e uma se chama ( Sád - ص ) , quando estes palavras escritas em outras idiomas levam uma unica letra que é o (S).. Said com Sin quer dizer feliz e Said com sad quer dizer sul e o que refere o estilo.

Ao dançar as mulheres devem executar movimentos delicados, giros leves, dançar femininamente. Os homens executam movimentos mais bruscos exibindo força e destreza.
Segundo Amr Abd Alla em depoimento durante o workshop “A beleza não está no físico e sim como você desenvolve os movimentos na dança”.

Traje: Vestido justo com fendas laterais, lenço no quadril com medalhas (folclórico), lenço na cabeça comprido ou com touca grande (o cabelo não deve ficar exposto, estilo tradicional). Traje Masculino tradicional consiste em calças compridas, duas Galabia com mangas largas e uma gola redonda e um cachecol em volta de sua cabeça.

 
Said - traje moderno


Said - traje moderno

Said



Said Duplo


Hagalla
Haggala - o nome vem da palavra árabe hag'l - salto, salto. Há também uma versão da origem do nome vem da palavra Haggal - um pássaro que voa através do deserto do Saara, quando as terras de aves, as cruzes, pulando na areia quente.
A dança é comum nos oásis do deserto do Saara, na Líbia para o Egito, especialmente nos territórios do Egito. A dança é muito enérgica. A ênfase é colocada sobre os movimentos dos quadris. Características: agachamentos e saltos, assim como, é claro, o passo Haggala. Na dança, a característica principal é se mover em passos pequenos.

Música: Haggala-ritmo.
Na música se divide em três partes:
1. Shettaywa - a parte principal é cantada por todos os homens. A dança é executada nesta seção.
2. Ghennaywa - cantado por um solista ou um poeta, um homem atendeu.
3. Magruda - cantada pelo solista e todos os homens juntos.

Traje: Vestidos simples e longos com mangas longas e tecidos pesados ​​e largos em volta dos quadris. Às vezes, sobre o vestido apenas um lenço amarrado ao redor da cintura. Na versão Líbia (o mais comumente usado nas produções da dança) o traje tem uma saia “a la grega peplum” (imitando os gregos, que por um longo período de vida nessas áreas) - a parte superior como camadas, que enfatiza quando a dançarina se move.

Hagalla

Hagalla
traje detalhe de frente

Hagalla
traje - detalhe do lenço de cabeça



Dança das Colheres
Semsimiyya - dança folclórica egípcia, pertence mais à música popular do Canal de Suez cidade de Port Said e Suez Ismaleyya. A mesma palavra é representada por todo um gênero de música popular do Canal de Suez, cujo simsimiyya é a principal ferramenta.
É uma dança muito alegre em um ritmo rápido, os movimentos lentos são poucos.
Grupos de homens e mulheres dançam juntos comemorando a fartura da pesca com movimentos lembrando o lançar e o puxar da rede de pesca, possui um grande número de movimentos baseados em saltos, caminhadas enérgicas, giros e o bater de 2 colheres.
Traje: Mulheres vestido e homens o traje é de marinheiro, com calças, coletes e bonés.



video:
ritmos-danca-das-colheres-rhythms.html




Fonte: Ensinamentos de Amr Abd Alla durante o Workshop




Nenhum comentário:

Postar um comentário