quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Snujs - história e origens




Snujs - Sagat - Cymbals - Címbalos, estas são algumas denominações deste instrumento musical em formato de pequenos pratos feito de metal, usados em pares em cada mãos, presos por um elástico nos dedos médio e polegar.
A posição do elástico nos dedos deve ficar atrás das cutículas, não devem ficar nas unhas ou sobre a cutícula, devem ficar aproximadamente meio centímetro atrás das cutículas.


Posição dos snujs nos dedos



Eles são tocados pelos músicos, mas podem ser tocados pela própria bailarina enquanto dança e requer grande habilidade da bailarina, que deve dançar e tocar ao mesmo tempo.



Ansuya - bailarina Americana



Os snujs são um instrumento percussivo que pode acompanhar a música toda, apenas algumas partes e/ ou os breaks (paradas) da música. Geralmente as músicas mais indicadas são as mais aceleradas, mais animadas, com ritmos ou floreados bem marcados. Não é indicado tocar em taksins (lentas) ou qualquer outro momento lento da música, também não se deve tocar nos solos de percussão ou quando o cantor improvisando ou empostando a voz.
Se você é músico segue as mesmas recomendações acima, é permitido tocar nos solos de percussão, no qual você pode acompanhar os ritmos com o derbake e até fazer um desafio.


É preciso conhecer bastante a música e treinar bastante os toques para que o som fique bom. Pois caso contrário, a música e a dança ficarão poluídas ou descompassadas. A bailarina teve conhecer os vários ritmos árabes para tocar os snujs: Baladi, Wada wo Noz, Malfuf, Ayoubi, Soudi (Khaleege), Said, Tschfftitili, Masmoudi, etc.



Treino

O bom som produzido pelo snuj acontece quando se toca um no outro e logo em seguida o som ainda continua reverberando no ar. Ou seja, quanto mais o som se estender no ar, melhor é a qualidade do snuj.

Existem vários de snujs no mercado, porém é preciso ter cuidado na hora de compra-lo:
  • Repare no acabamento (furo bem centralizado);
  • Um bom snuj "reverbera" o som agudo por 10 a 12 segundos;
  • Não compre snujs com deformações ou irregularidades nas bordas ou furo descentralizado;
  •  O tamanho ideal para bailarinas são os de tamanho médio, para os músicos o tamanho é grande, evite os de tamanho pequeno, seu som não é muito agradável;
  • Existem no mercado Snujs de 1 e 2 furos, nas cores prata ou dourado e são feitos de Latão (bronze).

SNUJS PELO MUNDO

Egito
Em uma cidade chamada Bubast, as sacerdotisas costumavam uma vez por ano descer até o rio Nilo, durante os festivais que reverenciam as deusas femininas, para cantar, queimar incensos e tocar sinos que mais tarde foram substituídos pelos snujs. O som desse instrumento era para invocar a deusa Bastet, protetora  das dançarinas e das mulheres que cuidavam de crianças pequenas. Acreditava-se que a bailarina purificava o ambiente ao dançar com os snujs.

Europa
A cultura da dança europeia, eles correspondem às castanholas, comuns na Espanha, Itália e América Latina. Castanholas obteve seu nome de uma castanha a partir do fruto que produziam, e a forma de uma concha.

Turquia
Na Turquia, houve uma riqueza de experiência na fabricação de placas de metal de diferentes tamanhos. Eles foram usados ​​até mesmo nas forças armadas: em tempos de soldados de infantaria regular do Sultanato, que foi recrutado o jovem prisioneiro, chamado janízaros, os usou para intimidar os inimigos.

Dançarinos turcos levaram o prato para o seu arsenal para tocar o ritmo durante a dança. Enraizado nome turco de pequenas placas - "zill". Este nome é usado atualmente.
Temperamento dança com Sagat e une-o com dança cigana, embora se saiba que os ciganos são muitas vezes negligenciados nesta música, substituindo-o com um  rítmicas e língua.





Fontes:
Rahat Lukum - site Ucraniano-  http://d-dance.com.ua
centraldancadoventre.com.br
khanelkhalili.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário