sábado, 2 de janeiro de 2010

MODALIDADES E COMPOSIÇÃO DE COREOGRAFIAS - REGULAMENTOS - Parte 2


Modalidade - Dança Árabe Folclórica


São consideradas Danças Folclóricas Árabes aquelas realizadas em países Árabes e que retratam os costumes, tradições ou rituais destas regiões, como forma de perpetuação cultural do saber tradicional de um povo. Deve ser escolhida uma forma de retratar o costume, ou fazer uma combinação entre elas, respeitando seus princípios de musicalidade, vestimenta e interpretação.



1. Choufou el Arbiyya

Dança típica tunisiana, realizada apenas por mulheres.
Ritmo: Falahi
Traje: Folclorico tradicional, com cabelos cobertos e lenço no quadril.
Movimentação:
A característica desta dança são as mímicas (como se estivessem se ajeitando, maquiando, ajudando umas às outras) e a demonstração de seus tornozelos, para demonstrar que não usam o Khul-khaal (espécie de tornozeleira) e que assim, não são casadas. Requer habilidade e agilidade dos quadris.


2. Dabke Folclórico

É designado Dabke folclórico quando a apresentação é coreografada para shows. Dabke popular é a dança realizada em festas, informalmente.
Ritmo:
Jabalee e Malfuf (ou Laff).
Traje feminino:
Folclórica tradicional com um xale no quadril e sapatos presos no tornozelo, com salto máximo de 3cm.
Traje feminino moderno: Galabie ou Abay mais curta, com calças por baixo e faixa na cintura. Camisas não são permitidas, por ser uma peça masculina.
Movimentação:
Formação em linha ou semicírculo, que pode ser quebrada em outras formações, onde a pessoa da ponta direita é quem comanda a execução da dança. Sua mão direita deverá estar segurando uma masbaha ou um lenço branco, no qual realiza movimentos rotatórios no ar; Somente a pessoa da ponta direita pode executar movimentos acrobáticos e trabalhos livres, salvo quando este convida outra(o) bailarina(o) a solar. Deve-se se movimentar no sentido horário, ou seja, para a direita quando na formação de semicírculo. O pé esquerdo é o líder dos passos de marcação.



3. Dança com lenços


Originária provavelmente do Norte da Africa, ainda encontrasse mulheres executando essa dança na Algéia, Marrocos e Tunísia.
Movimentação:
Agitando um ou dois lenços no ar, pode ainda realizar um jogo de “esconde e revelar” dos olhos ou emoldurar as movimentações de quadril.





4. Dança das colheres

Da região de Silifike na Anatólia, esta dança é
famosa por fazer o ritmo com colheres, cantando e dançando.
Traje: Específico desta dança
Movimentação:
Deve ser interpertado as situações e sentimentos vividos no dia a dia.






5. Dança das Flores

Ritmo: Não há ritmo ou música específica, mas sugere-se músicas alegres com tema relacionado à colheita e flores.
Traje:
Não há traje específico.
Movimentação:
Será avaliado a interpretação da bailarina, conforme a simbologia desta dança (camponesa egípcia trabalhando na colheita das flores). Deve-se trabalhar o cesto e as flores. A dança deve ser delicada e alegre.




6. Ghawazee


Ritmo: Fallahi ou tradicional
Traje:
traje folclórico, com pintura tribal no rosto, turbante e lenço na cabeça.
Movimentação:
A movimentação deste modalidae é exagerada, exibindo força
nos quadris.





7. Guedra

Dança ritual típica dos nômades do Deserto do Saara, aparecenedo também na mauritânia, Marrocos e Egito. Também é conhecida como a Dança da Benção dos Touaregs.As mãos traçam símbolos místicos, espalando amor e paz, agradecendo a Terra, Água, Vento e Fogo, abençoando todos os presentes em espítito e verdade.
Música: Cânticos muçulmanos.
Traje:
Caftan, Haik (manto preso á frente do corpo por alfinetes e correntes), adornos na cabeça e tranças. Inicia-se com o rosto coberto.
Movimentação:
A base da dança é a movimentação das mãos: quatro direções, quatro elementos ou simbolizando o tempo; A benção (estômago, coração, cabeça e ombro); E o balanço da cabeça para frente e para trás, geralmente brusco. Com grande frequencia termina-se no chão.




8. Hagalla


Originária da Líbia, tradicionalmente a dançarina apresenta-se para quatro homens e escolhe um para terminar sua dança. A versão atual um grupo de mulheres dança para outro.
Ritmo:
Cânticos masculinos (Keffafeen).
Traje:
Calças e uma galabya longa por cima. Camisas por cima, com muitas camadas de tecido e sapatos baixos, por que a areia é quente e fofa.
Movimentação:
Tradicionalmente a dançarina finaliza laçando com seu turbante ou faixa o seu pretendente.





9. Karsilama

Há duas formas e Karsilama: a Cigana e a Urbana (esta é parecida com a dança do pandeiro, diferenciada pela escolha musical).
Ritmo:
Turco Karsilama
Traje:
Folclórico, de acordo com a forma escolhida.
Movimentação:
Balanço das saias rodadas ao som da batida do pandeiro.




Fonte: LIBRAF (Liga Brasileira de Aeróbica e Fitness)
www.casbahdance.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário